People with mask face

507

Novos casos da Semana

1.817

Confirmados em 2024

945

Em Isolamento

7

Internados

Observatório Socioespacial do Covid-19 no Tocantins

Ana Carla Bottura, Olivia Maia, Rodolfo Alves da Luz e Rosemberg Ferracini¹

Andressa Caroline Silva Leitão Gomes, Lucas Serafim da Silva, Mariana Emilene Arruda Azevedo²

¹Professores da Universidade Federal do Tocantins
² Estagiários da Universidade Federal do Tocantins
Contato: labcidades@uft.edu.br

Agradecimentos: Edmar Viana Cruz,
Lorena Dias Monteiro e Marta Maria Malheiros Alves

O texto que se segue faz parte do projeto de Pesquisa e Extensão Observatório Socioespacial da Covid-19 no Tocantins que pretende levantar e espacializar os dados sobre a doença no Tocantins e realizar os cruzamentos destes com indicadores sobre vulnerabilidade socioespacial, produzindo mapas e análises em parceria com colaboradores diversos. O Observatório tem como princípio dar visibilidade aos problemas relacionados ao avanço da doença sobre as populações mais vulneráveis do estado do Tocantins, lançando a princípio estudos pilotos sobre a cidade de Palmas. O Observatório também pretende se estruturar como articulador e amplificador da voz de associações e movimentos populares que representem essas populações mais vulneráveis, trazendo sua situação e demandas para o centro do debate no estado, de forma a contribuir para o direcionamento e formulação de políticas públicas.

Neste sentido, em um esforço interdisciplinar e interinstitucional, foi criado o Observatório Socioespacial da Covid-19 no Tocantins. Esta parceria nasceu da UFT e UniCatólica, nos cursos de Arquitetura, Direito e Geografia, por meio de seus laboratórios de pesquisa e extensão, respectivamente: LabCidades / Neucidades, Laboratório de Geoprocessamento/Nemad e Legeo/Neab.

A metodologia de trabalho do Observatório se viabilizará por meio de parcerias, tanto para a obtenção de dados, como para a contribuição com as análises dos mapas produzidos e publicações. Até o momento são parceiros do: Observatório da Saúde e Direitos Humanos do Tocantins, que conta com uma aba específica para suas ações e publicações nesta página; a Prefeitura Municipal de Palmas por meio do fornecimento de dados via Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas -FESP- Núcleo de Pesquisa, em Porto Nacional a COMSAÚDE (Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação) e estamos fechando novas parcerias com o objetivo de espacializar e propor políticas públicas que pensem o Coronavírus e demais doenças relacionadas a ele.

Comparação de população e casos de COVID-19 em Palmas por Raça
Comparação população e casos de COVID-19 em Palmas por Raça *Cliquei na imagem para ampliar.
Comparação de população e casos de COVID-19 em Palmas por Raça
Comparação população e casos de COVID-19 em Palmas por Raça *Cliquei na imagem para ampliar.
Casos em Palmas de acordo com raça
Casos em Palmas de acordo com raça *Cliquei na imagem para ampliar.
População de Palmas de acordo com a raça - 2010
Casos em Palmas de acordo com raça *Cliquei na imagem para ampliar.