People with mask face

507

Novos casos da Semana

1.817

Confirmados em 2024

945

Em Isolamento

7

Internados

Perguntas Frequentes

Antibióticos são eficazes na prevenção ou tratamento do Covid-19?

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O Covid-19 é causado por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam. Antibióticos não devem ser usados ​​como um meio de prevenção ou tratamento de Covid-19.

Como deve ser feito o período de quarentena em casa para quem está com sintomas?

Deve ser um período de isolamento domiciliar, evitando contato também com os outros moradores da casa, especialmente se forem idosos ou pessoas com doenças crônicas. Adotar uso de máscara cirúrgica, não compartilhar objetos, lavar frequentemente as mãos, lavar frequentemente o nariz com soro fisiológico.

Como diferenciar uma crise alérgica dos sintomas do coronavírus? Todo infectado que manifesta sintomas terá febre?

Os sintomas da Covid-19 são parecidos com os da gripe e, portanto, podem ser confundidos com os de várias outras doenças. Pode ou não haver febre, embora ela seja um sintoma bastante comum. Na alergia respiratória, os sintomas, geralmente, são espirros, tosse, olhos irritados e coriza.

É possível se infectar através da relação sexual?

Pela relação sexual não, mas o beijo pode ser um transmissor do vírus.

Existe algum medicamento ou tratamento para o Covid-19?

Ainda não. Até o momento, não há vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar o Covid-2019. No entanto, as pessoas afetadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas. Pessoas com doenças graves devem ser hospitalizadas. A maioria dos pacientes se recupera graças aos cuidados de suporte.

Por que não são apenas as pessoas de risco que precisam ficar isoladas?

Porque cada um tem seu papel na transmissão. Estudos mostram que cada pessoa infectada transmite para até outras três pessoas. Ao fim de dez passos, já são mais de 10 mil pessoas infectadas. 

Quais são as pessoas consideradas como grupo de risco?

Pessoas com anemia falciforme, problemas respiratórios, fumantes de longa data, hipertensos, diabéticos, pessoas com doenças crônicas e idosos devem ter um cuidado ainda maior. 

Quais são os critérios para aplicação do teste? Pessoas com sintomas leves não estão sendo testadas?

Pessoas sintomáticas que tiveram ou não contato com caso positivo de Covid-19 e os contatos intradomiciliares de casos positivos de covid 19 podem realizar os exames.

Qual é a recomendação para quem suspeite que pode estar com o coronavírus?

Sintomas leves devem procurar as unidades sentinelas para manejo do caso juntamente com o agendamento da coleta do exame. Sinais de alerta/gravidade como dificuldade respiratória devem procurar a unidade de pronto atendimento (UPA SUL ou NORTE)

Qual é o tempo de incubação do novo coronavírus?

O "período de incubação" se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.